quinta-feira, outubro 20, 2005

Did you see the stylish kids in the riot ?!

Meticulous planning will enable everything a man does to appear spontaneous. - "Mark Caine"

A pedido de varias familias resolvi actualizar isto com algo mais do que possa ser considerado como "alguma coisa indecifravel". Nao e por ma vontade que nao o tenho feito mas sempre que pego na caneta e no caderninho preto surge algo no caminho que me impede de escrever e de vos por a par do que se passa neste cantinho da Europa.

E melhor por comecar a falar pela viagem a Croacia de ha 10 dias. Se disser que a trinta minutos de partirmos ainda nao tinhamos decidido o destino especifico, acho que da para perceber a expontaneade que caracterizou os dias que passamos por la.
Saimos os quatro no carro do Tobi, em direccao ao Interspar para enchermos o carro de comida para os dias seguintes e o plano era passar a noite em Rijjeka .Assim teria acontecido se nao tivessemos chegado ao destino por volta da 0.00 encontrando apenas um Hotel no centro que nos pedia 120 euros por noite por um quarto duplo. Agradecemos e viramos costas mas a recepcionista, talvez sensibilizada pela nossa fragil situacao, ofereceu-nos um desconto - "115 euros" disse a sujeita, sorrimos e voltamos a agradecer enquanto comentamos que a unica hipotese de haver negocio seria ela retirar os 100 euros a proposta inicial. Isso sim, seria um desconto de estudante.

Mas nada feito, nao havia mais para onde ir em Rijjeka de modo que partimos rumo a Opatja, uma cidade que mais parecia um paraiso de ferias para a Mafia Italiana ou um Monaco em ponto pequeno. Grandes carros, um porto enorme e Hoteis que nos deixavam embaracados apenas de olhar para eles.
Estacionamos o carro e fomos a mala buscar a comida que tinhamos trazido para a viagem. Sentamo-nos ao pe da praia e disfrutamos da mais completa refeicao (ou nao) enquanto viamos os Mercedes e os BMW's que abundavam pela regiao.
Conformados que nao seria ali que encontrariamos um quarto apropriado as nossas posses seguimos para o que viria a ser o principal destino da nossa viagem : Pula. Ja era tarde, nao encontrariamos nenhum hotel nem valia a pena pagar uma noite inteira por tao poucas horas de sono. Tinhamos as maquinas fotograficas e isso dava-nos suficiente que fazer ate de manha.
Se Maribor eh o plano urbanistico na perfeicao em que a simetria entre os edicios eh evidente, jah Pula enquadrou perfeitamente nas nossas intencoes de fazer uma pausa no calendario de festas para fazer uma viagem com um teor mais historico. Desde o Coliseu ao anfiteatro romano ou ao castelo que nos permitiu uma visao global da cidade nao faltaram locais para preenchermos o tempo e ampliarmos a nossa ja vasta (lol) cultura historica.
Os finais do dia passamo-los na pousada da juventude onde na segunda noite conhecemos o David e a Katherine que viajaram desde Manchester para tal como nosconhecerem a Croacia. Confesso que sentia alguma falta de falar com pessoas que partilhassem dos meus interesses. O David era fanatico por Sonic Youth e pelos Radiohead enquanto que a Katherine disputou comigo qual de nos seria mais fan do Morrissey. Deixei-a ganhar - afinal de contas ela ja o viu ao vivo, coisa que ainda nao tive oportunidade de fazer. Como premio de consoloacao ela deu-me o mail e o numero de telemovel dela para que se um dia me encontre em Manchester a procure para que ela me leve a um club onde as tercas-feiras passa apenas The Smiths.

Mas nem tudo foi bom, ao voltarmos para Maribor decidimos seguir na visita guiada a umas grutas que ficavam no caminho. Ok, tudo muito bonito mas acho que seria perfeitamente escusado a pressao ter estragado a minha camara fotografica. Supostamente tal tera acontecido por as grutas se estenderem ate 160 metros abaixo da superficie, uma profundidade nao aconselhavel a determinados dispositivos electronicos. O que eh certo eh que a maquina ja seguiu para Portugal e agora ca estou, a um dia de ir para Viena e Bratislava sem hipotese de fotografar duas capitais europeias a meu belo prazer.

Vou tentar ainda hoje colocar algumas fotos online quer da visita a Croacia quer do pouco que ainda consegui apanhar de Maribor e espero na proxima semana postar algo que nao tenha tanto a ver com as minhas viagens porque verdade seja dita, isso nao interessa assim tanto comparado com outros assuntos que me apetece abordar.


Beijinhos e abracos a todos.

PS - Comecou a dar a Lullabye dos The Cure aqui na sala dos PC's, miss you all.

3 Comments:

Blogger Sally said...

damn it! maquina estragada :|
Quem me dera estar aí...

12:34 da manhã  
Blogger lyra belacqua said...

Parece estar a ser interessante, sim senhor... sempre gostei da ideia de... não sei bem explicar, mas teres imensos sítios para visitar mas não fazeres planos, deixares-te ir, sabes? "Onde vamos hoje?" "No idea". Pega-se no carro e simplesmente guia-se. E agora não sei pq lembrei-me de Divine Comedy.

Bem, continua a aproveitar isso por aí, vai a Salzburgo já que estás na Áustria e pronto, é só.

* *

9:49 da tarde  
Blogger Diana said...

Salzburgo!!! MUSICA NO CORAÇÃO! lindo! mai nada. VAI!

12:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home